«Voltar

PAN DEVERÁ VISITAR REINO DE MARROCOS

Com o intuito de dinamizar as relações parlamentares entre Angola e Marrocos, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, deverá deslocar-se aquele país, em visita oficial, no primeiro trimestre deste ano. O convite foi formulado pelo Presidente do Parlamento marroquino, que endereçou uma mensagem ao seu homólogo angolano, por intermédio da Embaixadora do Reino de Marrocos acreditada em Angola, Saadia El Alaoui.

A diplomata destacou as áreas prioritárias de cooperação, no âmbito do reforço da cooperação entre ambos os Estados.

“É de conhecimento geral que os dois países participam em diversos fóruns internacionais. Portanto, existe a necessidade de concertar as acções de interesse comum”, sustentou Saadia El Alaoui.

Angola e Marrocos trabalham para assinatura de vários acordos nos domínios político-económico, cultural e ambiental, que serão concluídos durante a reunião da Comissão Mista Bilateral, a realizar-se ainda este ano na capital marroquina, Rabat.

E será já no próximo mês de Fevereiro, que desembarcará em Luanda, uma Comissão Parlamentar vinda da Alemanha, com o objectivo de aprofundar as relações de amizade entre os órgãos legislativos dos dois países. Nessa ocasião, serão apresentadas várias propostas de cooperação, avançou o Embaixador da Alemanha, Dirk Lolke, no final da audiência concedida por Fernando da Piedade Dias dos Santos.

 “Verificamos que as relações bilaterais evoluíram de forma significativa depois da visita do Presidente da República, João Lourenço, a Berlim, em Agosto do ano passado”, referiu Dirk Lolke.

O diplomata alemão disse ainda que o seu país e a República de Angola tencionam trabalhar juntos no desenvolvimento dos sectores da energia e económico, a fim de impulsionar a produção nacional.