«Voltar

PARLAMENTARES DISTINGUEM PERFORMANCE DE LUÍSA DAMIÃO

Dona de um percurso académico e profissional que em muito dignifica a luta travada pela Mulher angolana, em prol do equidade e do empoderamento do género, a Deputada Luísa Damião foi hoje homenageada pelo Grupo de Mulheres Parlamentares (GMP), num acto prestigiado por Fernando da Piedade Dias dos Santos, Presidente da Assembleia Nacional.

Palavras de apreço foram dirigidas à actual Vice-presidente do MPLA, quer pela ascensão ao cargo ora desempenhado, como pela dedicação e empenho à frente do Grupo de Mulheres Parlamentares no período de 28 de Setembro de 2017 a 16 de Outubro de 2018. 

“Com a sua eleição para um cargo de tamanha responsabilidade, num Partido com dimensão e sentido de Estado inquestionáveis, a Deputada Luísa Damião acaba de escrever mais uma página de ouro na história gloriosa e de lutas da Mulher angolana”, referiu a Deputada Maria do Carmo do Nascimento, em nome do Grupo de Mulheres Parlamentares, que agora preside.

Para a Deputada Maria do Carmo, celebrar o facto de Luísa Damião ter ascendido ao cargo de Vice-presidente do Partido a que pertence, demonstra o quanto tem sido visível e reconhecido o trabalho das mulheres na política e na sociedade angolana.

Vencemos uma etapa, mas ainda assim há um longo caminho a percorrer. A participação de mulheres nos órgãos de direcção deixou de ser um objeto de discussão, pelo contrário é encarada como um objeto de desenvolvimento, igualdade e equidade do género”, realçou a parlamentar.

Num breve pronunciamento, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, destacou o trabalho efectivado por Luísa Damião, no sentido de dotar as parlamentares com conhecimento capaz de contribuir para a melhoria do desempenho das mesmas no Parlamento.

Contudo, Fernando da Piedade Dias dos Santos garantiu apoiar incondicionalmente todas as iniciativas “emancipadoras” da Mulher parlamentar tendentes à igualdade e equidade do género.

Por sua vez, Luísa Damião agradeceu a homenagem a si prestada, tendo considerado que o acto se revestiu de “um profundo simbolismo, permitindo, por isso, a reafirmação do espírito de unidade, amizade, irmandade e solidariedade no seio do Grupo de Mulheres Parlamentares”.

Para a Presidente cessante, a experiência vivenciada no período em que liderou  o Grupo de Mulheres Parlamentares possibilitou um aumento considerável dos seus níveis de conhecimento em assuntos ligados à defesa de causas nobres na sociedade.

“O GMP foi para mim um espaço de diálogo, reflexão, partilha de experiências onde aprendemos a adicionar a nossa sensibilidade humana, a solidariedade inclusiva”, reiterou Luísa Damião.

Neste acto de homenagem, coube a Deputada Josefina Pitra Diakité, Presidente da 3ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, proceder à entrega de um presente a Presidente do GMP cessante, Luísa Damião, em nome de todas mulheres parlamentares. Foram ainda agraciadas com buquês de flores as 1ª e 2ª Vice-presidentes da Assembleia Nacional, deputadas Emília Carlota Dias e Suzana Augusta de Melo, respectivamente.

RESUMO BIOGRÁFICO

Jornalista de profissão, Luísa Pedro Francisco Damião é a actual Vice-Presidente do MPLA, cargo para o qual foi eleita a 08 de Setembro de 2018, tornando-se a primeira mulher a ocupar o referido cargo na história do partido.  

É deputada à Assembleia Nacional pelo Círculo Eleitoral Nacional, do MPLA, desde 2012, onde integra a Comissão de Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos (7ª CTE). No Parlamento, presidiu ao Grupo de Mulheres Parlamentares de 28 de Setembro de 2017 a 16 de Outubro de 2018.

Do seu Curriculum Vitae consta igualmente o exercício da função de Secretária Nacional para Informação e Novas Tecnologias da Organização das Mulheres Angolanas (OMA). É mestra em Ciências da Comunicação e já trabalhou como jornalista, psico-pedagoga e comunicóloga.

De 2002 a 2007, foi Conselheira de Imprensa da Embaixada de Angola em Cuba. Entre 2007 e 2009, foi Directora de Informação da Agência Angola Press (ANGOP) e, posteriormente, Administradora para Informação.