«Voltar

JAPÃO QUER APROFUNDAR COOPERAÇÃO PARLAMENTAR COM ANGOLA

A intenção foi manifesta pelo Embaixador do Japão acreditado em Angola, Hironori Sawada, durante o encontro que manteve esta manhã, dia 19, com a Presidente da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro (3ª CTE), Deputada Josefina Pitra Diakité.

Em declarações à imprensa, o diplomata nipônico considerou “boas” as relações de cooperação existentes entre os órgãos legislativos dos dois países, havendo apenas a necessidade de reforçá-las ainda mais.

“Nós discutimos sobre formas de aprofundarmos mais as relações de intercâmbio. Temos cooperado com Angola praticamente em todos os domínios, mas pensamos que precisamos de atingir outros níveis de cooperação”, referiu o Embaixador Hironori Sawada.

No âmbito do reforço das relações interparlamentares, a Deputada Josefina Pitra Diakité fez saber que está em curso a elaboração de uma proposta para a assinatura de um memorando de entendimento entre Angola e Japão.

“Achamos necessário rubricar um acordo, de modo a consubstanciar melhor aquilo que devem ser as acções de cooperação parlamentar entre a Assembleia Nacional e o Parlamento japonês”,adiantou a parlamentar.

Em observância ao princípio da reprocidade, a Presidente da 3ª Comissão de Trabalho Especializada (3ª CTE) disse ainda que há previsão de uma delegação parlamentar angolana deslocar-se, no próximo ano, ao Japão para reforçar o intercâmbio entre ambos os parlamentos.

“Registou-se já uma visita de alto nível ao Parlamento japonês. O Presidente da Assembleia Nacional visitou aquele país em Março de 2016. Na sequência desta visita, várias delegações parlamentares japonesas estiveram em Angola. Portanto, está na hora do Grupo Nacional de Amizade Angola-Japão despoletar a acção”, admitiu a Deputada Josefina Pitra Diakité.

As relações diplomáticas Angola-Japão foram estabelecidas em Setembro de 1976. A troca de visitas de alto nível entre os dois países tiveram início no final dos anos 80.

Em Angola, o Japão tem desenvolvido vários projectos em áreas como, a desminagem, infraestruturas, energia, agricultura, educação e saúde.

No âmbito das trocas comerciais, Angola importa do Japão mercadorias como automóveis, bem como aço, ferro, entre outros. Enquanto, o Japão importa de Angola maioritariamente crude e outras matérias-primas.