«Voltar

DEPUTADOS RECÉM-ELEITOS ASSUMEM CARGOS

Depois da eleição dos membros que compõem a Mesa da Assembleia Nacional e da designação de novos Presidentes para as 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Comissões de Trabalho Especializadas, ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 16, o acto de passagem de pastas aos deputados recém-eleitos para titulares de cargos nos órgãos internos do Parlamento, numa cerimónia solene orientada por Fernando da Piedade Dias dos Santos.

De acordo com o Regulamento de Passagem de Pastas, nos termos do seu artigo 10ª, oficializou-se, então, a passagem de pastas da Deputada cessante Joana Lina Ramos Baptista Cândido, actual Governadora da Província do Huambo, para a Deputada Emília Carlota Sebastião Celestino Dias, eleita para o cargo de 1ª Vice-Presidente da Assembleia Nacional.

Na sequência, a Deputada Suzana Augusta de Melo, que exercia a função de Coordenadora da Subcomissão de Infraestruturas e Ambiente, na 5ª Comissão de Trabalho Especializada, substituiu o Deputado Higino Lopes Carneiro, no cargo de 2ª Vice-Presidente do Parlamento. 

Ainda em relação a Mesa da Assembleia Nacional, a cerimónia de passagem de pastas, orientada por Fernando da Piedade Dias do Santos, Presidente da Assembleia Nacional, confirmou a assumpção dos cargos de 1º e 2º Secretários da Mesa, por parte dos Deputados Raúl Augusto Lima e Manuel Lopes Dembo, respectivamente.

Registou-se igualmente a passagem de pastas dos Presidentes cessantes das 4ª, 5ª 6ª e 7ª Comissões de Trabalho Especializadas da Assembleia Nacional.

Assim sendo, o Deputado Tomás da Silva preside doravante a Comissão da Administração do Estado e Poder Local (4ª CTE) substituindo, deste modo, o Deputado Vigílio Tyova, a exercer funções como Governador da Província do Cunene, enquanto a pasta da Comissão de Economia e Finanças (5ª CTE) foi entregue à Deputada Ruth Mendes, pelo Deputado Diógenes de Oliveira, que assumiu recentemente a função de Secretário do Bureau Político do MPLA para a Administração e Finanças.

O Deputado Victor Kajibanga assume oficialmente a presidência da Comissão de Saúde, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (6ª CTE), em substituição de Manuel da Cruz Neto. Entretanto, o Deputado Nuno Caldas Albino passa a dirigir a Comissão de Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desporto (7º CTE), outrora presidida pelo Deputado Paulo Pombolo, que suspende o mandato por ter sido nomeado Secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação.

Nas suas considerações finais, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, agradeceu o apoio e a colaboração prestadas pelos Vice-Presidentes e Secretários da Mesa Cessantes, tendo também garantido prestar todo o apoio aos deputados recém-eleitos.

“Cada um de nós representa parte do nosso povo e temos a obrigação de contribuir para a defesa dos seus direitos e interesses legítimos”,sublinhou Fernando da Piedade Dias dos Santos. 

Testemunharam o acto de passagem de pastas, o Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Deputado Adalberto da Costa Júnior, e o Director de Relações Públicas, Protocolo e Relações Internacionais, Amílcar Mário Quinta, em representação do Secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri.