«Voltar

SINPROF QUER ESTATUTO PUBLICADO EM DIÁRIO DA REPÚBLICA

A intenção foi manifestada nesta quarta-feira, dia 12, pela Secretária-geral do Sindicato Nacional dos Professores, Hermínia do Nascimento, durante o encontro de trabalho mantido com a delegação parlamentar da 6ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, chefiada pelo seu Presidente, Deputado Manuel da Cruz Neto.

Passados 23 anos desde a criação do SINPROF, a 03 de Fevereiro de 1999, Hermínia do Nascimento disse que não perceber por que razão o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, não criou ainda as condições para a publicação do seu estatuto em Diário da República.

Para a força sindical, este impasse tem causado transtornos graves, que passam pelo impedimento da relação desta instituição com os bancos comerciais para a obtenção de divisas para o pagamento de quotas das organizações internacionais a que são filiados, bem como da sua própria gestão.

A monodocência continua a fazer eco nas instalações do SINPROF, para estes, a carga horária e a falta de domínio das disciplinas leccionadas pelos professores, acabam por reduzir a qualidade do ensino.

Atento as preocupações apresentadas pelos sindicalistas, o Coordenador para Educação da 6ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, Deputado Luís Domingos disse que o encontro visou a recolha de informação para que junto do Executivo se encontrem as melhores soluções.