«Voltar

MILITARES DA NIGÉRIA TROCAM EXPERIÊNCIAS COM LEGISLADORES NACIONAIS

Uma delegação de Oficiais Generais do Colégio de Defesa Nacional da Nigéria efectuou hoje, dia 18, uma visita de trabalho a Assembleia nacional.

O objectivo foi o de partilhar experiências com membros da Comissão de Defesa, Segurança, Ordem Interna, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria (2ª Comissão), encabeçada pelo seu Presidente, Deputado Roberto Leal Monteiro "Ngongo", no domínio da defesa a nível parlamentar entre Angola e a Nigéria.

A delegação militar nigeriana foi convidada a conhecer as principais áreas que compõem o Palácio da Assembleia Nacional, nomeadamente, o Salão nobre, a Sala do Plenário e a Sala Multiuso.

Seguiu-se, entretanto, uma reunião entre a direcção da 2ª Comissão e 3ª Comissão de Trabalho Especializadas e a comitiva do Colégio de Defesa Nacional da Nigéria, que abordaram, entre outros assuntos, a cooperação parlamentar no domínio da defesa.

Para o General Akinbobolo Alexander Ojajune, Chefe da delegação do Colégio de Defesa Nacional da República da Nigéria a visita reveste se de grande importância porque para além de ter permitido conhecer o funcionamento do Parlamento Angolano, serviu para reforçar os laços de cooperação no sector da defesa.

“Foi muito positiva a impressão com que ficamos do funcionamento do Parlamento angolano. Falamos também na necessidade de promovermos ainda mais a nossa cooperação na defesa da soberania dos nossos países”, realçou.

Por seu turno, nas vestes de porta-voz do encontro, a Deputada Teresa de Jesus Ferreira Gonçalves disse que a visita do Colégio de Defesa Nacional da República da Nigéria representa uma mais-valia para a recolha de experiências, que possam contribuir positivamente para o desempenho das actividades da 2ª Comissão.

A Deputada defendeu igualmente a necessidade de incrementar uma postura mais dinâmica no relacionamento entre as duas instituições, para benefício da eficácia do sistema de defesa estratégico de ambos os Estados.