«Voltar

“O PARLAMENTO É O ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA O ALCANCE DA JUSTIÇA”

A afirmação foi feita pelo Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, nesta segunda-feira, dia 09, no Lubango, durante a cerimónia de abertura das VIII Jornadas Parlamentares do partido do Galo Negro, que vão decorrer até ao próximo dia 14, nas províncias da Huíla e do Cunene.

“O Parlamento é o espaço privilegiado para o alcance da Justiça e para a busca de consensos sobre os principais desafios do país”, recordou Isaías Samakuva.

O líder partidário considerou o evento uma oportunidade para os deputados abordarem com as autoridades e com as populações locais as melhores vias para se continuar a promover o desenvolvimento integral das pessoas, particularmente as da região Sul de Angola, assoladas pela problemática da seca.

“Vamos utilizar melhor o Parlamento como espaço privilegiado para alcançar a justiça e corrigir de facto o que está mal”,exortou. Isaías Samakuva destacou como objectivo principal das referidas Jornadas, a preparação da agenda parlamentar do partido para a 3ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, que inicia a 15 de Outubro próximo.

O Presidente da UNITA revelou que para o Ano Parlamentar que se avizinha e no âmbito da estratégia do partido, os seus deputados terão uma agenda dedicada a três questões fundamentais, nomeadamente a luta pela transmissão em directo pela Comunicação Social das reuniões da Assembleia Nacional, a aprovação consensual da legislação autárquica e o reforço da acção de controlo e de fiscalização do Parlamento sobre o Executivo.

As VIII Jornadas Parlamentares da UNITA decorrem sob o lema, “Por uma Cidadania Participativa e Governação Transparente para Desenvolver as Comunidades”.

O primeiro dia do evento ficou marcado pela apresentação do tema “Experiência do Desenvolvimento das Comunidades Locais em Cabo Verde”, cujo prelector foi o ex-autarca e antigo Presidente da cidade da Praia, Jacinto Santos, na qualidade de convidado especial do encontro.

Para esta terça-feira, estão reservadas à abordagem de cinco temas, todos eles virados às autarquias locais, a gestão pública e as iniciativas para mitigar a crise da seca e da fome no Sul de Angola.

Contactos com as comunidades da região, visitas de campo e entrega de donativos às populações sinistradas pela seca na Huíla e no Cunene, fazem parte das actividades das VIII Jornadas Parlamentares da UNITA.