«Voltar

“NATAL SOLIDÁRIO” CHEGA AO HOSPITAL KAPALANGA

No âmbito do programa "Natal Solidário", o Grupo de Mulheres Parlamentares (GMP) da Assembleia Nacional deslocou-se ontem de manhã para o Hospital Municipal de Viana, situado no bairro do Kapalanga, para uma visita de constatação e confraternização com os pacientes daquela unidade.

A delegação parlamentar, encabeçada pela Presidente do GMP, Deputada Maria do Carmo do Nascimento, foi recebido pela direccão do hospital e conduzida para uma visita guiada entre as várias salas de tratamento, diagnóstico, hemoterapia, laboratório, esterilização, farmácia, lavandaria e o centro de produção de oxigénio.

As parlamentares tomaram conhecimento do funcionamento do hospital, que recebe em média 250 pacientes por dia e realizam entre 12 a 15 partos por cesariana em jovens de 17 a 37 anos. A unidade hospitalar tem capacidade de internamento de 120 camas e comporta salas de atendimento nas especialidades de Clínica Geral, Cirurgia, Ortopedia, Pediatria, Maternidade e Obstetrícia.

Segundo o Diretor da Unidade Hospitalar, Luís Francisco Domingos, a malária está entre as doenças de maior ocorrência, bem como as doenças hipertensivas, respiratórias e diarreias agudas, com uma média de duas mortes por dia. São também registados muitos casos ortopédicos devido à proximidade da via expressa, onde acontecem muitos acidentes rodoviários.

Apesar da “bravura” dos técnicos de saúde, colaboradores e médicos, que trabalham sem o mínimo de condições, é gritante a falta de manutenção do edifício, associada a crescente necessidade de água potável, medicamentos, material gastável e máquinas de esterilização.

De acordo com a Deputada Maria do Carmo, com a realização desta visita ao local, a próxima acção do Grupo de Mulheres Parlamentares será a de “levar as questões registadas neste encontro a alto nível para a advocação da resolução das necessidades encontradas”.

Por sua vez, o Director do Hospital, Luís Francisco Domingos, afirmou que a visita das deputadas serviu para elevar a esperança quanto à solução dos problemas correntes naquela unidade hospitalar e, assim, melhorar o bem-estar das populações.

 

DISSEMINANDO AMOR

Num gesto solidário, a Presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares, Maria do Carmo Assis, fez a entrega de uma oferta simbólica de material gastável, alimentos e presentes infantis para as crianças internadas.

Com mais de cinco edições anuais, em 2018 o GMP escolheu o Hospital do Kapalanga por ser uma unidade de referência a nível do município de Viana. No local, as deputadas vestidas com t-shirt’s brancas, com a inscrição a vermelho “Natal Solidário”, procuraram levar uma mensagem natalícia de compaixão, solidariedade e amor, augurando um 2019 mais próspero.

O “Natal Solidário” é uma designação que o Grupo de Mulheres Parlamentares da Assembleia Nacional criou para celebrar a época natalícia, com os pacientes, em particular crianças, de várias unidades hospitalares.

O “Natal Solidário” prossegue no dia de hoje com a visita das Mulheres Parlamentares ao Centro Cirúrgico de Hidrocefalia e espinha Bífida, na localidade do Benfica.